:: 06.05.04 ::

O que é efeito estufa?


- A queima de combustíveis fósseis, além de outras atividades diretas como o desmatamento, emite grandes quantidades de gases, em especial o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. A cada ano, estas emissões adicionam ao carbono já presente na atmosfera mais 7 bilhões de toneladas de CO2 que nela podem permanecer por um período superior a cem anos.

- O dióxido de carbono é um bom observador da radiação terrestre. Se ocorrer um aumento de CO2, ele agirá como um cobertor na superfície terrestre, mantendo a terra aquecida. Com o aumento da temperatura, a quantidade de vapor de água na atmosfera também aumentará, provocando o mesmo efeito do cobertor.

- O dióxido de carbono é liberado quando ocorre a queima de carvão, óleo e gás e também quando as florestas são destruídas. As plantas verdes absorvem CO2, durante a fotossíntese. Atualmente, tem sido liberada uma quantidade de CO2 maior que a capacidade de absorçã o das árvores e plantas.

- O aumento da quantidade de CO2 que se acumula na atmosfera, bloqueando a saída da radiação quente para o espaço e mandando de volta esta radiação aquecida, causa o chamado efeito estufa. Emissões de metano, óxido de nitrogênio e os clorofluorcarbonetos (CFCs) contribuem também para o efeito estufa.

O efeito estufa

Concentração natural de gases na atmosfera

A situação atual
- os raios solares penetram a atmosfera da terra, aquecendo sua superfície, que reflete o calor de volta para a atmosfera e para o espaço.

Aumento na concentração Natural de gases na atmosfera

Perigo Futuro
- a combustão de carvão, óleo e gás aumenta a quantidade de dióxido de carbono (CO2) e outros gases na atmosfera. Estas reduzem a radiação de calor para o espaço, aquecendo a Terra.

Radiação do Sol

Radiação de Calor

O que é seqüestro de carbono?

- O conceito de seqüestro de carbono foi consagrado pela Conferência de Kyoto, em 1997, com o objetivo principal de conter e reverter o acúmulo de CO2 na atmosfera, lutando pela redução do efeito estufa.

- Normalmente, envolve a idéia de conservação de estoques de carbono nos solos, nas florestas e em outros tipos de vegetações, preservando áreas florestais, estabelecendo novas plantações florestais e sistemas agroflorestais, e de recuperação de florestas degradadas.

- A utilização de fontes de energia não poluentes é outra forma válida de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, mas não tem sido considerada especificamente dentro do conceito de seqüestro de carbono.

Fonte: Livro Seqüestro de Carbono, de Divaldo Rezende, Stefano Merlim e Marli Santos, editora Instituto Ecológica

 

Fonte: Jornal O Povo

Voltar