início  -  galeria  -  voltar  -  fechar  -  imprimir  -  contato  

Martus Antônio Rodrigues Tavares
48º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

Martus Antônio Rodrigues Tavares

Nasceu no dia 07 de junho de 1955, na cidade de Maranguape/CE, filho de Maria Rodrigues Tavares e Manoel Tavares. Casado com Regina Lúcia Cavalcante Tavares e pai três filhos: Marina, Pedro e João Paulo.

Formado  em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com grau de mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP).

Iniciou a carreira acadêmica como professor e pesquisador da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. De 1980 a 1986 ministrou curso nas áreas de macroeconomia, moedas e bancos e Economia Brasileira.

Ingressou no governo federal em 1986, quando da criação da Secretaria do Tesouro Nacional, onde assumiu vários cargos, contribuindo para a melhoria do acompanhamento e controle das finanças do setor público consolidado e para o monitoramento das contas dos governos estaduais e municipais, no período 1986 a 1989.

Foi Diretor-Adjunto do Departamento de Orçamentos da União do Ministério da Economia, no período de 1989/90. Participou da equipe que elaborou o primeiro projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Nesse período, contribuiu para adequar as propostas orçamentárias às mudanças institucionais aprovadas na área de finanças públicas, em particular no que se refere à separação das contas entre o Banco Central e o Tesouro Nacional.

Foi Secretário-Adjunto de Política Econômica no período de junho de 90 a setembro de 1991 e da Secretaria Nacional de Planejamento de março a setembro de 92. Na Secretaria de Política Econômica participou da formulação da política macroeconômica,com ênfase nas políticas fiscal e de salários e preços.

Participou da elaboração de propostas de emendas constitucionais visando a modernização e redefinição do papel do Estado e a consolidação da abertura da economia. Na Secretaria Nacional de Planejamento acompanhou a execução do programa econômico acordado com o FMI no período.Assessorou a Liderança do PSDB na Câmara dos Deputados de outubro de 92 a abril de 94.

Prestou consultoria na área de finanças públicas para o Fundo Monetário Internacional e para o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. Foi Diretor de Economia e Planejamento da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Indústria de Base - ABDIB, de abril a dezembro de 94.

Dentre as inúmeras e relevantes funções públicas que exerceu, destaca-se ainda a chefia da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento em janeiro de 1995. A partir de 2 de setembro de 1996,  assumiu o cargo de Secretário-Executivo do Ministério, tendo coordenado os trabalhos de elaboração dos Projetos de Lei do Plano Plurianual de 1996-1999, de Lei de Diretrizes Orçamentárias e de Lei Orçamentária, relativos ao período de 1996-1999. Coordenou os trabalhos de elaboração do Projeto de Lei de Responsabilidade Fiscal e vários projetos na área de finanças, inclusive aqueles do Programa de Estabilização Fiscal, anunciado em novembro de 1998.

Ex- Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão de 19 de julho de 1999 a 04 de abril de 2002. Entre outras responsabilidades, tornou-se representante do governo brasileiro no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Banco de Desenvolvimento da África, no Fundo de Desenvolvimento do Plata (FONPLATA) , no Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), entre outros.

Condecorações: Comendador da Ordem do Mérito Militar - Ministério do Exército - 1999; Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco - Presidente da República do Brasil - 2001; Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil - Jan/2002.

Homenagens: Título de Cidadão Tianguaense - Câmara Municipal de Tianguá/CE - 2001.

Medalhas: Medalha do Mérito Tamandaré - Conselho da Ordem do Mérito Naval - 1997; Medalha Capistrano de Abreu - Prefeitura de Maranguape - 2001.

Títulos Honoríficos: Título honorífico de Cidadão Juazeirense - Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE - 2001; Título de Cidadão Honorário Capistranense - Câmara Municipal de Capistranos/CE - 2002.

Como reconhecimento pelo extraordinário apoio aos  grandes projetos de infra-estrutura do Ceará ( Construção do Açude Castanhão,  do Porto do Pecém e  do METROFOR ), recebeu da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC, a Medalha do Mérito Industrial /2001.