início  -  galeria  -  voltar  -  fechar  -  imprimir  -  contato  

Raul Barbosa
2º Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial

RAUL BARBOSA

Nasceu no dia 19 de agosto de 1911, em Fortaleza/CE. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito no Ceará em 1935. Funcionário público estadual desde 1928 foi nomeado em 1938 Subprocurador Geral do Estado e em seguida, Procurador Geral e afinal Procurador Judicial.

Sua vida política teve início logo depois da queda da ditadura getuliana em 1945, sendo eleito Deputado Federal para o período de 1945 - 1951.

Raul Barbosa foi também fundador do jornal "O Estado", Professor da Escola de Comércio Fênix Caixeiral e Presidente da Associação dos Promotores Públicos do Estado do Ceará.

Presidiu o Banco do Nordeste do Brasil durante dez anos, em dois períodos descontínuos, tendo estruturado a Carteira de Crédito Industrial desse estabelecimento, e, por último, foi diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A posse do Governador Raul Barbosa foi no dia 31 de janeiro de 1951. Determinado em disputar uma cadeira no Senado, o Dr. Raul Barbosa renuncia ao Governo e entrega o cargo ao Vice-Governador Stênio Gomes da Silva, no dia 30 de junho de 1954, depois de realizar uma profícua administração em favor do Estado.

Enfrentou, no início do Governo, alguma inquietação de natureza política, todavia, pela sua ação foi aos poucos harmonizando o desempenho político numa visão mais democrática.

Foi agraciado com a Medalha do Mérito Industrial em 1974.

Faleceu em Washington/EUA, em 16 de agosto de 1975, sendo sepultado em Fortaleza, em 20 de agosto de 1975.