20.08.2012

Sindgráfica

Pesquisa aponta perfil salarial da indústria gráfica cearense

O Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Ceará (Sindgráfica) apresentou no último dia 16, durante reunião com seus associados, os resultados da Pesquisa Salarial das Indústrias Gráficas. O trabalho visou identificar a política salarial empregada no setor gráfico para mensurar os níveis dos cargos existentes nesse segmento industrial.

Na execução dessa pesquisa, foram consultadas 36 gráficas, contemplados 47 cargos e os dados foram agrupados e distribuídos nos setores de impressão ofsete, gráfica rápida e flexografia. O período da pesquisa de campo ocorreu entre os meses de junho e julho de 2012 e os dados levantados referem-se ao ano de 2012.

A pesquisa foi retratada em três níveis: salariais, emprego gerado e benefícios oferecidos aos colaboradores das empresas entrevistadas. Vale salientar que as informações coletas receberam seus devidos tratamentos, preservando o sigilo individual das empresas participantes.  Ao final da pesquisa, cada indústria participante recebeu um relatório individual dos cargos existentes com análise comparativa ao mercado.

A Pesquisa Salarial das Indústrias Gráficas foi realizada sob a coordenação e execução do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), com metodologia própria da Unidade de Prospecção e Tendências, que é reconhecida por sua experiência na realização de pesquisas qualitativas, personalizadas e estudos socioeconômicos e setoriais que fornecem resultados seguros para apoiar os tomadores de decisão.